Rio Macaé

Rio Macaé

Nasce na localidade de Verdum – Macaé de Cima, segue para o distrito de Lumiar, indo desaguar no Oceano Atlântico, em Macaé. Possui águas transparentes e frias e durante seu trajeto vem recebendo rios e córregos que, quando se encontram com o Rio Macaé, formam quedas d’água e piscinas naturais.

O rio corre encachoeirado, permitindo, além da boiagem, a prática de canoagem, principalmente na área próxima à Vila de Lumiar. Torneios acontecem principalmente no verão e são organizados pela AFRICA – Associação Friburguense de Canoagem. Vários atrativos do Rio Macaé merecem ser citados entre eles: o Poço do Alemão, encontro dos Rios Macaé e Bonito, Poço Verde, Poço Feio, Cachoeira das Andorinhas e Cascata do Frezze, todos situados próximo à Rodovia Serra Mar que liga Nova Friburgo a Casimiro de Abreu.

O Rio Macaé está localizado, da nascente até foz, dentro de área de reserva ambiental e ecológica, onde a fauna e a flora ainda são preservadas. Águas piscosas, onde se captura principalmente o cascudo, a piaba e o acará.

30 de agosto de 2016