Praça Getúlio Vargas

Praça Getúlio Vargas

A Praça Getúlio Vargas está no coração de Nova Friburgo.  Na praça, pelo Terminal Rodoviário Urbano, chegam e partem os ônibus que ligam o centro a todos os bairros e distritos.

Projetada em 1881, pelo paisagista francês Auguste Marie François Glaziou é formada por enormes alas e adornada por eucaliptos seculares e canteiros de flores.  Caminhar pela praça, sentar-se à sombra de seus eucaliptos e desfrutar dessa natureza é uma visita imperdível ao centro de Nova Friburgo.

A praça é o palco da cidade, nela já discursaram Juscelino Kubistcheck e Jânio Quadros em campanha para a presidência da República. Por seu desenho e sua importância histórica, a praça é considerada patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em cada recanto uma homenagem: a estátua de Getúlio Vargas, que dá nome à praça, inaugurada um ano após a sua morte e que apresenta o texto de sua carta-testamento; a estátua de Alberto Braune; a placa à Elizete Cardoso; o busto de L.L.Zamenhof, criador do Esperanto; a máscara ao poeta grego Virgilius;  a placa à  Roberto Silveira – governador do estado que escolheu Nova Friburgo para local de veraneio e que com isso influenciou a vinda de outros veranistas e novos moradores para a cidade.

Outro monumento bastante significativo é a pedra conhecida como “kinen-ri”.  Um bloco único de pedra, colocado sobre dois pilares, representa a importância do solo friburguense para a colônia japonesa, queem Nova Friburgo se fixou, juntamente com alemães, suíços, italianos, portugueses, libaneses, húngaros.

30 de agosto de 2016