Encontro dos Rios

Encontro dos Rios

A área onde acontece a confluência dos rios Macaé e Bonito se destaca como um dos mais belos recantos da região de Nova Friburgo. O atrativo compõe-se da Ponte do Alemão, Encontro dos Rios e Poço do Alemão. A Ponte do Alemão é rústica em madeira, liga as margens do Rio Macaé e permite o acesso às localidades de Aldeia Velha e Toca da Onça.

É um excelente local para se apreciar a paisagem circundante. O Encontro dos Rios é o ponto onde o Rio Bonito desagua encachoeirado no Rio Macaé, de uma altura aproximada de 15m de altura, entre altos paredões rochosos. O Poço do Alemão identifica-se como uma ampla piscina natural, com área em torno de 200m² , formada logo após o Encontro dos Rios. O Rio Macaé em todo este trecho apresenta-se encachoeirado, com largura entre 25m a 30m, com intenso volume d’água e grandes rochas em seu leito, formando saltos, duchas e piscinas naturais. O local é muito procurado por adeptos da canoagem e boiagem.

As margens do rio se apresentam praticamente cercadas de rochas e recobertas de vegetação rasteira. Em finais de semana e feriados é grande a demanda de visitantes ao local. Localizado a 6,3 km da Vila de Lumiar. A partir do encontro dos Rios Macaé e Bonito, o rio Macaé se torna ideal para a prática de canoagem e rafting principalmente no período de novembro a maio quando seu nível está mais alto.

É possivel chegar ao ponto de encontro dos rios através de trilhas leves sendo que para chegar as margens do Macaé pega-se uma trilha logo que se sai da estrada Serra Mar, bem ao lado dos quiosques de bambu à direita de quem chega. Para ir as margens do Rio Bonito, é preciso atravessar a ponte do Alemão e pegar uma trilha a direita próximo a base de rafting do Lumiar Aventura.

30 de agosto de 2016